Socorro, o vestibular esta chegando!!!


Olá meus amores e amoras,

Mês de Setembro chegou, e com ele todas as preocupações quanto ao querido Enem! 
Creio que a grande maioria estudou (espero) e que já estão um pouco mais seguros quanto aos vestibulares que estão chegando, mas mesmo assim vem a ansiedade e a preocupação de passar ou não.
Eu preciso ser sincera que não estou nem um pouco preocupada com essas coisas, porque decidi que não irei fazer faculdade no ano de 2016, motivos pelo qual tenho outras metas a realizar. Mas de qualquer forma eu sei o quanto é preocupante depender de uma nota para estudar da faculdade almejada e para que tudo dê certo é preciso manter a calma, e é exatamente sobre isso que vou falar hoje.

Manter a calma nem sempre é fácil, e muitas pessoas tem graves problemas com isso,  a ponto de passar por crises de ansiedade. Pensamentos como "e se eu não passar?!", "e se minha pontuação não der pro meu curso?!", "e se me der branco na hora de realizar a prova?!", e se .... Reparou que são muitos pensamentos que são desnecessários para qualquer ocasião ? É como se você puxasse a ansiedade para você mesmo. E afinal, será que tudo isso é necessário, ainda mais antes de um vestibular que pode, ou não, mudar a sua vida ?
Obviamente não !


Agora, a um mês dos vestibulares do Enem não é hora para estudar, sinto muito se você não estudou antes. Mas se você ficar preocupado com essas coisas agora só vai ficar mais fadigado para o dia da prova, e ai que você se ferra! Então, bora relaxar né gente.
Aqui vai algumas dicas para você relaxar até o dia esperado (serve para outras ocasiões também):

  • Treine sua respiração: Se tem um fator muito importante em nossas vidas, que nos acalma ou acelera, é a respiração. Quanto mais você prestar atenção na sua respiração e tentar acalma-lá, melhor será. Com a sua respiração tranquila, seus músculos relaxam e você leva mais oxigênio para o cérebro, sendo assim você fica mais calmo.
Uma das técnicas que uso quando tenho crise de ansiedade é essa: 
Respire bem devagar, sente-se, descruze as pernas, inspire e conte até 3 devagar e expire contando até 6. E lembre-se não precisa soprar, apenas deixe o ar sair pela boca lentamente. Faça isso apenas 3 ou  4 vezes. Funciona em gente !

  • Examine os seus pensamentos: Cada vez que você pensa coisas catastróficas e ruins, você apenas atrai mais nervosismo e energia negativa para si mesmo, e além do mais que não adianta em nada. Comece a pensar positivo, que as coisas irão ocorrer como o esperado.
  • Relaxe: Saia da zona de stress, procure sair um pouco da rotina. Que tal marcar um rolê com os amigos ?  Nada melhor do que dar umas boas risadas e esquecer que o dia do vestibular está chegando, dessa forma você fica mais leve.
  • Confie em si mesmo: Sabemos que nossos familiares e até amigos torcem pela gente, mas se você não confiar e acreditar em você mesmo nada disso irá da certo. Devemos sim ter o nosso ego, acreditar no nosso potencial e saber que tudo nos é permitido e que somos capazes, só depende de VOCÊ !

Você sabe que é capaz, sabe que se preparou, então enfrente isso como um desafio, um desafio possível e tudo ocorrerá bem. E essa não é apenas mais uma frase encorajadora, é a realidade que poucos vivenciam. Digo por experiência própria, porque não vivenciei quando precisei e hoje confiando mais em mim muitas coisas se realizaram, e o blog é uma prova disso. 

Os vestibulares estão chegando, agora resta apenas os momentos de espera, de tranquilização e de pensamento positivo. Não fique se sobrecarregando, não fique pensando coisas ruins, não pense demais no dia de amanhã, apenas não se preocupe.

Don't worry, be happy !

Espero ter ajudado vocês amores e amoras !
Beijos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário