Eu fui!: Casa das Rosas - SP




Olá amores e amoras,
Por acaso vocês já conheceram a Casa das Rosas, que fica na Paulista, em São Paulo? Não?
Bom, então eu vou fazer um resuminho da minha visita e deixar vocês curiosos através de algumas fotos que tirei e já indico que é muito gostoso um passeio por lá.



Chegar na Paulista não é muito difícil, o complicado é se você descer no final dela e descobrir que o seu destino é no começo, ai meus queridos, preciso dizer que lascou. A Avenida Paulista é muito extensa, não sei exatamente o número certo, mas chega em 2.800 metros de extensão, e no meu caso eu desci no metrô da linha amarela Paulista, mais ou menos no número 2.500  e a Casa das Rosas fica no número 37, perto do Hospital Santa Catarina.
Eu poderia ter ido pela linha verde e descido próximo ao destino, mas eu realmente não pensei nisso e acabei andando pra caramba, mas até que valeu a pena. 

PS: De acordo com o meu celular eu andei 11.506 passos, ou seja, 7,36 km.

Acho que ainda não estamos no mês das rosas pois a Casa das Rosas não tinha rosas (quanta ironia), dá para perceber isso nessa foto onde temos alguns arcos que deveriam ter rosas, imaginem como seria lindo se fosse cheio delas. Pena que...

Foto por: Vinícius Puppo


Bom, esse casarão foi construído em 1935 na época em que Avenida Paulista era ocupada por mansões dos senhores de café. A mesma foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, possuindo um estilo clássico francês, com trinta cômodos, edícula, jardins e pomar, era um local no qual reunia diversos milionários barões do café. Porém foi habitada até 1986, sendo desapropriada pelo governo do Estado. 
Mesmo com todos os prédios comerciais, bancos, edifícios modernos, o casarão foi preservado e reformado pelo Estado de São Paulo, transformando-a em espaço cultural em meados de 1991.
Por possuir obra e alguns objetos do poeta Haroldo de Campos, para sua homenagem, o espaço cultural foi rebatizado em 2004 como: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Atualmente oferece à população cursos, oficinas de criação e críticas literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, peças de teatro, entre outros. 

Além de tudo isso a Casa das Rosas possui seu belo jardim (mesmo que atualmente sem rosas), onde podem ser feitas maravilhosas fotos e também  no fundo (edícula) há um suposto café, onde é possível parar pra ler um livro e descansar. 



Foto por: Vinícius Puppo
Foto por: Vinícius Puppo

O melhor de tudo isso é estar na Paulista, no coração de São Paulo, e se você achar que o passeio está curto, é possível conhecer milhares de lugares a partir deste local. São Paulo como muitos acham não é apenas uma cidade barulhenta, poluída e sem cultura, São Paulo é uma cidade com muita história e lugares diversos para serem conhecidos. Por isso eu deixo minha dica, procure saber lugares diferentes para conhecer, não só na cidade de São Paulo, mas por todo o Estado, você vai se surpreender. 

Foto por: Vinícius Puppo

Casa das Rosas
End.: Avenida Paulista, 37 – Jardim Paulista – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô).
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h.
                                            Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Tel.: (11) 3285-6986.
www.casadasrosas.org.br

2 comentários:

  1. Que lugar lindo... Quando eu for a SP, passarei por lá...
    Sempre que vou a SP, fico ceguerada em ir só na 25 de Março.. rsrs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá mesmo, na verdade SP tem lugares muito legais para conhecer,meu to em busca ainda.

      Excluir