Uma volta em Santos - SP

Fonte: Transmor
Olá amores e amoras,

Eu sei que eu tinha dito que a semana passada era de posts sobre viagens, mas vou estender pois sei que postei pouco e tenho algumas novidades para contar.
Bom, semana passada - sábado, exatamente - eu fui à uma curta viagem para Santos, bate e volta, para assim conhecer alguns lugares que a maioria das pessoas não conhece (até mesmo alguns próprios moradores). Terei que dividir os passeios em diferentes posts pois tem muita coisa para contar.

Fizemos um passeio pelo Centro da cidade de Santos, no qual fica perto do Museu do Café (teremos um post específico), as ruas são lindas, as edificações são antigas e cheias de memória. Nem sempre as edificações estão inteiras, porém a grande maioria das fachadas foram restauradas fazendo a gente se sentir em épocas passadas. 
Sabemos que a grande maioria das pessoas quando vai á praia não procura conhecer a cidade em si, até me incluo nessas pessoas porque apenas penso no mar, praia, sol, pegar aquele bronzeado (que nunca consigo), mas enfim, é interessante conhecer as cidades, pois cada uma possui sua história, e a de Santos é basicamente o café.

Catedral Nossa Senhora do Rosário 
Essa charmosa catedral tem sua história, que na verdade em 1907 a igreja matriz estava em ruínas e teve que ser interditada, nisso ocuparam o espaço construindo a Praça da República.  A catedral começou a ser construída em 1909, inaugurada em 1924, porém suas obras concluíram apenas em 1951.
Além da catedral ser muito parecida com a Catedral da Sé, a mesma possui uma cripta (como a da Sé) e recebeu o título de catedral pois nela se encontra a cadeira do bispo, chamada cátedra.

Lateral do Museu do Café 
Foto tirada por: Cláudia Quintiliano
Essa foto foi tirada na Rua Quinze de Novembro, antiga Rua Direita, a mais importante da época áurea do café, no qual era conhecida como a Wall Streat Brasileira. A mesma foi reformada e continua com a cara da época, maravilhosa para tirar belas fotos, além de contar com restaurantes aconchegantes.

Banco Santander
Atualmente o Banco Santander, que situa-se na Rua do Comércio. Antigamente este edifício era a sede da Companhia dos Bandeirantes de Armazéns Gerais. Como as coisas mudam, não ?!

Filosofias de Rua.

Rua do Comércio 
O interessante e o que deixa mais vivo as lembranças da época são os trilhos nos quais são usados até hoje pelos bondinhos, apenas de olhar já da para imaginar aquelas cenas de filmes, quando as pessoas corriam para pegar o bonde. Claro que hoje o bonde não é usado como antes, apenas para o turismo, mas vale do mesmo jeito.

Bonde da linha turística
Em Santos os bondes circulam a cada 30 minutos para atender à todo público,da Estação Buck Jones à Praça Mauá (Centro Histórico). Além de conhecer a cidade, o bonde conta com guias de turismo que falam de 40 atrativos por onde circulam. Bom assim né ?
A passagem custa R$5,00, mas apresentando documento quem for maior de 60, menor de 5 e estudantes conseguem pagar meia. Já pensou, R$2,50 ?! Que luxo !

Estação do Valongo
Inaugurada em 1867 pela São Paulo Railway, primeira ferrovia de São Paulo e uma das primeiras do Brasil, muito utilizada como meio de transporte para Santos.
O prédio foi desativado em 1996 com a chegada do último trem de passageiros, recebeu durante anos composições como o do Cometa, locomotiva que marcou época e que depois do fechamento da estação várias vagões e carros apodrecerão no pátio.
O prédio foi recuperado em 2003 pela Prefeitura, sendo restaurado e aproveitado para abrigar a Secretária de Turismo de Santos. Desde então o prédio é basicamente o original desde 1867.
Interessante saber é que os imigrantes que chegavam ao Brasil utilizavam muito os trens para chegarem a São Paulo, pois houve uma época que existia a linha com destino a Estação da Luz. 




Sei que ficou muito grande o post, mas espero que tenham gostado do conteúdo, até a próxima.

Beijos !

2 comentários:

  1. Amei este post , pois sempre tive a curiosidade de conhecer a cidade de Santos e agora fiquei mais empolgada de pegar o carro e dar uma voltinha nesta cidade tão pertinho de Sampa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigada e fico feliz por ter dispertado esse interesse para conhecer a cidade. Santos é uma cidade com muita lembraça e história, vale a pena, continue acompanhando os posts que vai se interessar mais ainda. Beijinhos

      Excluir