28 dezembro 2015

7 maravilhas do mundo (história)

Olá amores e amoras,

Que as 7 maravilhas do mundo são maravilhosas nós já sabemos, aliás, você por acaso sabe quais são as 7 maravilhas do mundo? Eu não sabia de todas não, e até pensava que eram outras, admito (que vergonha). Mas parei para pensar e... por acaso alguém sabe a história dessas maravilhas ? Creio que a grande maioria não, então decidi contar, só que mais resumido.


  1. Coliseu - Roma/Itália
Fonte: Tumblr
O coliseu foi construído por ordem do imperador Vespasiano, porém apenas concluído durante o governo de seu filho Tito, e além de ser um dos maiores monumentos da Roma Antiga. Construído sobre o lago da casa de Nero, a Domun Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque foi achado no local a estátua gigante (colosso) do imperador.
Na história sabemos que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, em 80 d.C., as festas e os jogos duraram  cem dias, e nisso morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores.
As atividades dentro do Coliseu encerraram em 523 d.C., mas o monumento tem um clima misterioso e ainda possui o símbolo do Império Romano.

Fonte: Tumblr




  2. Chichén Itzá - Iucatã/México 
Fonte: Alma de Viajante 
Na verdade, Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia do período pré-colombiano, e considerado um dos maiores sítios arqueológicos do México. O monumento mais conhecido é o Templo de Kukulcán (imagem abaixo), no qual foi construído pelos maias entre 440 a 450, no qual representa os avanços arquitetônicos que essa civilização possuía. 
Essa cidade possuía três funções para os maias, sendo religiosa, política e econômica, composta por construções como o templo, campo de jogos dos prisioneiros, templo de Chac Mool, praça das mil colunas e muitas ruínas. Chichén Itzá e um patrimônio da humanidade e foi considerada umas as 7 maravilhas em 2007.

Fonte: Great Atmosphere


  3. Machu Picchu - Peru
Fonte: Peruian Odyssey

Um dos mais importantes centros urbanos da antiga civilização inca, Inca no qual significada "o filho do Sol". Machu Picchu significa "velha montanha", foi construído por volta do século XV por ordem do líder inca Pachacuti, perto do centro do império, Cuzco. 
Foram construídas pirâmides em degraus, templos, calendários solares, e outras construções em pedra e adobe, além da domesticação de animais como a llama e alpaca, pois eram a economia do povo quinchua já que deles eram extraído a lã e serviam como transporte de carga e alimento.
Por muito tempo Machu Picchu foi considerada a “cidade perdida dos incas”, porque até 1911 não se sabia ao certo qual era a localização, apenas  que sua montanha estava no circuito do chamado “Caminho Inca” (um caminho de túneis perfurados em rochas que ligava todo o império inca por cerca de 40 mil quilômetros). A descoberta ocorreu em 1911 pelo arqueólogo americano Hiram Bingham.
Falarei sobre as cidades perdidas dos incas em outro post.

Fonte: Diário de Motocicleta Cheche


 4. Cristo Redentor - Rio de Janeiro/Brasil
Fonte: Flickriver
Eleito em 2007 uma das 7 maravilhas do mundo, o Cristo está localizado no topo do morro do Corcovado, a 710 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca. O mesmo tem 38 metros de altura, 1145 toneladas e teve sua inauguração em 12 de agosto de 1931.
Em 1859, o Padre Maria Boss, em uma visita, sugeriu a ideia de ser construído um monumento religioso no alto do morro, e essa ideia foi levada a Princesa Isabel - que deu seu primeiro apoio oficial - porém a ideia só veio a realidade quando o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde quis mostrar que a Igreja Católica estava presente na vida dos cidadãos brasileiros.
Os anos seguintes foram para reafirmar o projeto, então em 1921 o projeto teve retorno e o morro do Corcovado foi escolhido para abrigar o tal monumento, em 1922 o abaixo-assinado de 20 mil assinaturas foi levado ao Presidente Eptácio Pessoa e o mesmo doou o morro para a construção e 1923 o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. Mas não podemos de deixar ressaltar que o monumento foi desenhado pelo artista plástico Carlos Oswald e projetado pelo arquiteto francês Paul Landowsky.
É importante deixar claro que o projeto do Cristo foi elaborado através de arrecadações por uma campanha que durou 10 anos, e não por fundos ou um presente francês.
As obras iniciaram em 1926 e tiveram fim em 1931.

Fonte: RTurismo

 5. Muralha da China - China
Fonte: PMKB

Com certeza você já ouviu a história de pra quê essa muralha foi construída, mas caso você não se lembre .... vamos lá.  O principal motivo da construção desta muralha foi para se proteger dos ataques dos nômades do norte, mas também foi utilizada para transportar pessoas e armamentos em grande velocidade de um lado para o outro.
A muralha foi construída em etapas, e começou por indicação de Quin Shi Huangdi (primeiro imperador da China). Dizem que 400.000 pessoas trabalharam nessa construção, além de serem usados escravos e recursos como mão-de-obra, e dizem os jesuítas - os primeiros a visitarem a região - que os escravos trabalhavam até sua exaustão. Complicado isso, não ?!
A grande muralha continuou crescendo por 1500 anos e a construção parou definitivamente no século XVII, durante a dinastia Ming.

Fonte: Sirius



 6. Ruínas de Petra - Petra/Jordânia
Fonte: Diário de bordo msc

A cidade de pedra foi descoberta em 1812, pelo explorador suíço Johann Ludwing Burchardt, no sul da Jordânia  e ficou conhecida após ser o cenário do filme Indiana Jones e a Última Cruzada em 1989. As ruínas da cidade são um imenso sítio arqueológico, porém apenas agora esta sendo desvendado a vida e os hábitos dos habitantes da região e o quão essa cidade era rica e abrigava tantas pessoas.
Toda esculpida em rochas e penhascos e provavelmente pelos nômades árabes que chegaram a cidade por volta do século 3 a.C., além de que as construções demoraram 200 anos para serem finalizadas.
Mais ou menos nos anos 50  - através de documentos - estima-se que moraram em Petra 20 mil habitantes, e na cidade encontra-se templos, 13 mil sepulturas, casas e espaços comunitários. Porém, o maior problema desta cidade era a falta d'água e por isso os moradores eram craques em reter água da chuva e justamente essa falta d'água é uma das hipóteses de Petra ser desocupada hoje em dia. 

Fonte: Gabriel quer viajar



 7. Taj Mahal - Indía
Fonte: Telegraph
Ok, creio que essa é a história mais linda das 7 maravilhas do mundo com toda a certeza. Literalmente Taj Mahal - no qual significa "Taj" Coroa e "Mahal" Lugar - é uma história de amor e o seu significado é muito maior do que se pode imaginar. 
Bom, foi assim: O príncipe Kurran ficou apaixonado por uma princesa - que tinha 15 anos - e depois de esperar 5 anos houve a cerimônia de casamento em 1612 (afinal o casal parece que foi destinado a viverem juntos)  e rebatizaram a princesa com  o nome de Mumtaz Mahal e o príncipe foi coroado em 1628 com o nome de Shah Jahan e governou em paz. Porém ao dar luz ao 14º filho a princesa não aguentou  e faleceu em 1631 com 39 anos, obviamente o Rei ficou muito abalado e todo o reino chorou por 2 anos, com a ausência de comemorações, festas e alegria. Foi então que Shah Jahan ordenou que construísse um monumento belíssimo como nenhum outro, para que assim o mundo jamais esquecesse de sua musa.
Após perder seu poder o rei foi encarcerado  e pelo seus alojamentos ficava admirando a beleza do Taj Mahal até seu falecimento, e quando tal aconteceu o rei foi sepultado ao lado de sua esposa. 
Agora eu pergunto, é ou não é uma bela história para a construção de um monumento como esse ?

Fonte: Well Ness Junkie (Tumblr) 

Bom minhas amoras eu espero que tenham gostado de conhecer as histórias das nossas maravilhas, até o próximo post.
Beijinhos de luz !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL