Momento Fotografia: câmeras e seus adendos.

Olá amores e amoras,
Hoje vou contar para vocês um monte de coisas sobre câmeras fotográficas, e olha tem coisa viu, coisas que nem eu sabia que existia. Se o post ficar grande já sabe né.

Classificação
As câmera são classificadas em: compactas, DSLR, full-frame ou médio formato.
Para eu não ficar falando muito vou colocar uma imagem que dará para entender bem melhor.


Fonte: TechTudo


Câmeras compactas são aquelas para quem quer fotografar sem se preocupar em ajustar qualquer configuração a cada clique, porque o modo automático pode fazer todo o trabalho, no máximo você vai ter que selecionar um modo de cena conveniente para otimizar a imagem.
As compactas avançadas oferecem facilidade dos modos cena e as configurações manuais, os modelos mais recentes possuem boa resolução, sensores avançados, tamanho reduzido, mas os acessórios compatíveis não se comparam a de uma DSLR convencional.

A DSLR é recomendada para quem desejar se aventurar pelo mundo da fotografia, e ter total controle sobre a imagem. Com ela você possui a versalidade com a troca das lentes, e essas são as chamadas semi profissionais.

A full-frame e médio formato são equipamentos mais avançados e para profissionais (isso não quer dizer que você por hobbie não possa ter, mas é que é mais usada pelos profissionais). A resolução dessas câmeras e a qualidade das imagens que são o ponto chave, porém são as mais caras, podendo passar de R$20 mil aqui no Brasil.


Resolução e tamanho do sensor

Um sensor grande capta mínimos detalhes de uma foto, quanto maior a quantidade de megapixels, maior é a imagem gerada pela câmera. E quanto maior o sensor, maior é a capacidade de registrar detalhes com alta qualidade. Por exemplo, você obterá maior qualidade com uma câmera DSLR de 12 megapixels, do que com um smartphone de 20 megapixels, porque o DSLR da câmera é muito maior.


Velocidade

Se você quer tirar fotos de ação (em movimento) é melhor optar por câmeras que permitem fazer mais cliques por segundo com resolução máxima (disparo contínuo).
Agora vamos a pergunta chave, por que a velocidade é importante? Se você esta em um evento onde precisa ser rápido e que terá apenas uma chance de tirar aquela foto naquele momento, é necessário que você utilize o disparo contínuo da cena, e depois escolher a melhor imagem.
Por exemplo, a GoPro é especialista para este efeito, porque possui um sistema de estabilização avançado, capta vídeos com maior número de quadros por segundo e realiza disparos contínuos.


Sensibilidade (ISO)

O que é mais falado no mundo da fotografia é o ISO de uma câmera. Sensibilidade é a capacidade do sensor captar a luz com maior ou menor agilidade.
Por exemplo, em ambientes muitos claros deve-se diminuir o ISO para evitar que a foto saia muito branca, porém quando estamos em ambientes escuros aumentamos o ISO para conseguir captar a imagem melhor.


Qualidade do vídeo

A maior parte dos modelos básicos filmam em Full HD. 
Um fator que influencia na percepção da qualidade de um vídeo é a quantidade de quadros por segundos. Como vídeo gravados com 30 quadros por segundo são padrão, gravados em 60 quadros por segundo são suaves e depois disso são efeitos como câmera lenta.


Vídeo progressivo VS. Entrelaçado

Sabemos que um vídeo é a sequência de imagens, e por isso quando dizemos 60 quadros por segundo significa que a câmera capturou 60 imagens em apenas 1 segundo. 
Em vídeo progressivo todas as 60 imagens são de fato capturadas pela câmera. Já os entrelaçados são quando a câmera não consegue capturar as 60 imagens, e alguma delas são criadas pela própria câmera.
Se você estiver procurando uma câmera para vídeos, indico equipamentos que ofereça modos de gravação com alta taxa de quadros por segundo progressivo.


Áudio

Os microfones embutidos captam os ruídos emitidos pela própria câmera.
Se a câmera contar o sistema de foto contínuo, o barulho do motor de foco não será nada silencioso e isso só vai aumentar com o passar dos anos. Então, a solução é utilizar um microfone externo.


Lentes

Outro assunto mais falado quanto à câmeras, as lentes.
Bom, as famosas lentes 18~55 mm que normalmente já vem com a câmera são ideais para quem não quer investir no imediato, elas oferecem um pequeno zoom (aproximadamente 3x).
Se quiser entender mais sobre as funções das lentes, acesse < Entenda o significado das siglas de lentes fotográficas - por TechTudo >.


Distância focal das lentes

A distância focal determina o ângulo de visão da lente, e quanto maior a distância, mais reduzido será o campo de visão e mais longe ela enxerga, quanto menor a distância, maior será o campo de visão.
Lentes com menores distâncias focais (como a 6~9mm) possuem um amplo ângulo de visão, sendo possível captar tudo o que está ao nosso redor. Porém, as teleobjetivas enxergam longe, mas possuem um ângulo de visão limitado.

As vantagens de ter uma lente objetiva é que são especialistas em distâncias focais, as aberturas máximas são maiores e a qualidade da imagem é melhor do que as das lentes zoom.


Bom, isso foi um pouquinho do mundo das câmeras fotográficas, se quiser saber mais sobre acesse <O que levar em consideração antes de comprar uma câmera semi profissional? - por TechTudo >.

Até mais amoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário