24 março 2016

Eu fui!: Museu do Café - Santos



Olá amores e amoras,
Faz muito tempo que fui pra Santos naquela "viagem" para conhecer alguns pontos turísticos e desde lá estou com esse post nos rascunhos - sei lá por qual motivo não postei antes - mas o que importa é que aqui estamos, e como vocês bem sabem eu sempre faço um post sobre tal coisa com o intuito de levar uma curiosidade, um certo conhecimento para meus leitores.
Eu sou uma pessoa muito curiosa com tudo, obviamente que nem tudo vai te servir para alguma coisa, mas acho interessante saber, aprendi que conhecimento nunca é demais, sabe? E isso se enquadra até mesmo com o café, sobre o que vamos falar hoje.

Santos era um lugar com suma importância no café, antigamente a venda era o ponto de importância da cidade, e por isso em 1998 foi inaugurado o museu, que fica localizado no mesmo prédio da antiga Bolsa Oficial do Café - mercado para a venda do produto nas primeiras décadas do século 20. Depois de anos de funcionamento o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009, sendo formalizado como ponto turístico da cidade.


O museu possui um grande acervo de documentos e fotos apresentados no espaço, porém o que marca são as telas e painéis de Benedito Calixto e o Salão do Pregão, no qual é composto por uma mesa principal e setenta cadeiras, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café, e os pregões (reuniões) foram realizadas no edifício até 1950, quando os negócios passaram a ser em São Paulo.



Lembro até que no dia da visita ao museu, ficamos deitados nesse piso (foto acima) para olhar com calma e clareza cada detalhe da obra no teto, foi um ato constrangedor, preciso ser sincera. Mas enfim, continuemos.

Além dos painéis, o museu realiza exposições que ilustram melhor a história e a importância do café na vida e economia do Brasil. Um exemplo disto é a mostra "A trajetória do café no Brasil" no qual é dividida em três módulos - O café e o trabalho, café e novas rotas e Santos e o porto - e além disso o visitante acompanha a linha do tempo da produção de café, desde a chegada dos grãos ao país até o tempo dos grandes barões e baroneses do café. 


Não posso deixar de citar a beleza do edifício em si, um local muito charmoso, agradável, fiquei louca de tanto tirar foto, pena que quando fui ainda não estava com minha câmera, mas consegui fotos um tanto quanto boas com meu celular. Fazemos o que podemos, né.

E pra quem gosta de um bom café, depois do passeio é hora de visitar a Cafeteria do Museu, que tem uma diversidade enorme de bebidas, além do ambiente ser muito adorável. A cafeteria tem alguns produtos como canecas e o próprio grão de café de marcas diversas, como: Minas, Alta Mogiana, Chapadão do Ferro, Blend da Cafeteria, Orgânico, Vale da Grama e o Jacu Bird Coffee (mais caro e raro do Brasil). Mas eu lhe dou uma dica, vá com dinheiro porque você vai querer tomar um café, ou comprar um chocolate, ou comprar a caneca, acredite!




Observações importantes:
Onde: Rua XV de Novembro, 95, Centro, Santos, São Paulo - SP
Quando: Terça-feira a sábado, das 09h às 17h ; domingos, das 10h às 17h
Quanto: R$ 5,00

Agora que apresentei todos os pontos turísticos que visitei (vou deixar os links abaixo), que tal você fazer um bate-volta em Santos para conhecer cada pedacinho ? Vale a pena e é um passeio muito proveitoso, quem sabe você também não aproveite para dar um mergulho na praia e afastar as impurezas ?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL