10 abril 2016

Conheça 10 parques de São Paulo!

Olá amores e amoras,

Que todo mundo acha que São Paulo é só shopping, trânsito e poluição, é uma verdade, infelizmente é como somos vistos na maioria das vezes. Mas pera lá, São Paulo não é só isso não, temos muita natureza espalhada por aí, basta procurar. Foi exatamente por isso que decidi fazer esse post mostrando pelo menos 10 áreas verdes que São Paulo nos oferece, seja pra caminhar, correr, andar de bike, skate, patins, ler, meditar, fazer piquenique, ou sei lá o que você acha legal pra passar o dia. Vem comigo.


  • Horto Florestal
Fonte: hortoflorestal.sp.gov.br
Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Horto Florestal foi criado em 1896 pelo naturalista e botânico sueco Alberto Löfgren. O Horto possui uma biodiversidade imensa, com presença de eucaliptos, pinheiros-do-brejo, jatobá, além dos tucanos, maritacas, capivaras, esquilos,macacos-pregos e entre outros que aparecem de vez em quando para alegrar os visitantes.
O horto também apresenta lagoas, bicas d'água potável, além de extensos espaços para prática esportiva, parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol e até estacionamento.  Além de tudo isso, fazem parte do espaço o Museu Florestal de Octávio Vecchi, o Palácio do Verão do Governador, estátua de São João Gualberto, no qual é o protetor das florestas do Estado de SP!


Localização: Rua do Horto, 931 - Tremembé - São Paulo - SP
Telefone: (0xx11) 2232-3117 

Horário de funcionamento: das 8h às 19h

Fonte: spbairros.com.br


  • Parque Estadual da Cantareira
Fonte: Panoramio
Localizado ao lado do Horto Florestal, na Zona Norte,o parque possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo dentro de uma região metropolitana.
O parque possui 7.900 hectares de remanescentes de mata atlântica, abriga diversas espécies animais e vegetais, algumas que até estão ameaçadas de extinção. Por ser considerado uma Unidade de Conservação de Proteção Integral é tombado pela Unesco. 
O Núcleo Pedra Grande foi inaugurado em 1989, possui 3 trilhas: Trilha das Figueiras (1.200m), Trilha da Bica (1.500m) e a Trilha da Pedra Grande (9.500m) que leva até a pedra grande, um local que possibilita uma vista panorâmica da cidade de São Paulo.
O Núcleo Engordador - tem esse nome por abrigar uma antiga fazenda onde realizada a engorda do gado - conta a Trilha da Cachoeira (3.500m aproximadamente), Trilha do Macuco (700m) e a Trilha de Mountain Bike (1.400m). Além de poder visitar a Casa de Bombas, tombada pelo Conselho de Defesa de Patrimônio Histórico, Arquelógico, Artístico e Turístico.
E mais 2 núcleos que possui mais algumas trilhas, ou seja, quem gosta de fazer trilhas esse parque é um local interessante para se conhecer.

Localização: Rua do Horto, 1.799 - Horto Florestal - São Paulo - SP
Telefone: (0xx11) 2203-0115
Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 08h às 17h


Fonte: Tripadvisor | Trilha da Pedra Grande

  • Parque Burle Marx
Fonte: sjc.sp.gov.br | Casa Olivio Gomes 
Localizado na zona sul, o parque surgiu a partir do projeto artístico do arquiteto Roberto Burle Marx, no qual queria interagir os jardins de uma casa - projetada por Oscar Niemayer em 1950 - embora a casa nunca tenha sida habitada e em 1990 foi demolida, em 1995 o espaço foi aproveitado para dar lugar a um parque.
O destaque do parque além de um belo pergolado e um gramado de duas cores que imita um tabuleiro de xadrez, e a Casa de Taipa e Pião, que representa um processo milenar de construção trazida pelos portugueses e que possui imensa importância histórico cultural. Atualmente o parque possui 138 mil m²  com pistas para cooper e caminhada, 3 trilhas que circundam os lagos, e barras e pranchas para ginástica.

Localização: Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200 - Vila Andrade – zona sul – São Paulo
Telefone: (11) 3746-7631
Horário de Funcionamento: das 7h às 19h
Fonte: SpTuris | Caio Pimenta

  • Parque do Carmo
Fonte: SP Embarque Próximo
Localizado na zona leste, tem inúmeras atrações, como: Museu do Meio Ambiente, lagos, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique, bosque das cerejeiras, Monumentos à Imigração Japonesa, Viveiro Arthur Etzel, Bosque da Leitura, entre outras.
O parque foi antigamente uma fazenda do século XIX, tendo hoje 6 mil árvores, entre elas as cerejeiras, e diversas espécies de animais.
Algo que marca bastante este parque é a realização, desde de 1978, a Festa das Cerejeiras, onde é comemorado a florada da árvore símbolo do Japão , e sendo assim, anualmente ocorre a prática "hanami", no qual consiste sentar-se sob as cerejeiras e contemplá-las por um longo período.

Localização: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera – zona Leste – São Paulo.
Telefone: (11) 2748-0010
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h30 às 18h.
Fonte: Cidade de São Paulo.com

  • Parque da Água Branca
Fonte: itdesapego.com
Mais conhecido como Parque da Água Branca, mas na verdade sendo Parque Doutor Fernando Costa, é típico para tomar um cafezinho ao som de moda de viola, mas na verdade o parque, que foi inaugurado em 1929, oferece várias opções de lazer, como: brinquedoteca e espaço de leitura infantil, um parque de diversão permanente, parquinho, um pequeno aquário, uma bela área para piquenique e o trenzinho (R$3,00) que apresenta o parque de uma forma bem lúdica.
Além disso o parque oferece atrações como a Casa do Caboclo, que é um cenário típico de fazenda com fogão a lenha e mesas de madeira, há também as cachoeiras e a arena (que é usado para a prática de equitação), um museu de geologia (Mugeo), um Centro de Referência de Educação Infantil, e até a terceira idade sai ganhando no parque, com o espaço para à prática de ginástica e os bailes.


Localização: Av. Prof. Francisco Matarazzo, 455 – zona Oeste – São Paulo (próximo à estação Barra Funda do metrô).
Telefone: (11) 3865-4131.
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h. | Aquário: às segundas-feiras, das 13h às 17h. Terça a domingo, das 9h às 17h.

Fonte: SPTuris | Caio Pimenta


  • Parque da Aclimação
Fonte: vitacon.com.br
Da para acreditar que esse local já foi até um zoológico da cidade, o primeiro da cidade no final do século 19. Adquerido pela prefeitura em 1939 e tombado em 1985 pela Condephaat, o Parque da Aclimação está localizado entre os bairros da Liberdade e Paraíso.
Atualmente, o parque com 112 mil m², conta com um lago, uma concha acústica, jardim japonês com espelho d'água, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada, além dos playgrounds para as crianças, paraciclo e os campos de futebol, voleibol e basquetebol.

Localização: Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação – Centro-oeste – São Paulo.
Telefone: (11) 3208-4042.
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.

Fonte: fotospublicas.com



  • Parque Alfredo Volpi
Fonte: cidade de sao paulo.com | Caio Pimenta

Localizado na área nobre de São Paulo, no bairro Cidade Jardim. Inaugurado em 1970, e nessa época era conhecido como Bosque do Morumbi, mas depois recebeu o nome em homenagem a um dos maiores pintores da história, Alfredo Volpi.
O parque oferece pistas de cooper e caminhada, trilhas em mata fechada,3 lagos, e os típicos aparelhos de ginástica e playground, tudo isso em 140 mil m².

Localização: Rua Eng. Oscar Americano, 480 - Morumbi - zona sul - São Paulo
Telefone: (11) 3031-7052
Horário de funcionamento: 6h às 18h

Fonte: cidade de são paulo.com | Caio Pimenta


  • Parque da Juventude
Fonte: parque da juventude.sp.gov.com.br

Parque construído no lugar da antiga Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, e por isso acho que um dos parques mais novos, inaugurado em 2003 e muito frequentado na zona norte.
Com 240 mil m² o parque é divido por suas áreas: Parque esportivo, primeira área a ser construída e muito frequentada por skatistas, com suas pistas e vestuário e quadras. Parque central, com 95 mil m² de área verde, com seus bosques, jardins e etc. Parque Institucional, onde fica localizado a Escola Técnica Estadual (Etec), a biblioteca de SP e um ponto de acesso a internet gratuitamente.
Além de tudo isso o parque ainda conta com um agenda cultural, com shows, festivais, encontros religiosos, apresentações teatrais e etc.

Localização: Av. Zaki Narchi, 1309 – Carandiru – zona Norte – São Paulo.
Telefone: (11) 2251-2706/ (11) 2089-8600.
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 18h (as quadras funcionam de segunda a sábado, das 6h à 0h. Domingos, das 6h às 22h).


Biblioteca de São Paulo
Telefone: (11) 2089-0800.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
Fonte: arcoweb.com.br


  • Parque do Ibirapuera
Fonte: saopaulo.sp.gov.br |  Milton Michilda

Parque mais frequentado de São Paulo, inaugurado em 1954.
O parque atrai todos os tipos de pessoas, desde os mais esportistas, que aproveitam as pistas de cooper, a ciclofaixa, as quadras, os campos de futebol; até os que vão atrás de cultura, frequentando a OCA, Pavilhão de Culturas Brasileiras, Museu Afro-Brasil, Fundação Bienal, MAC, MAM e outros.
Além de poder aproveitar toda a natureza presente no parque, o parque também é de fácil acesso, podendo chegar através do transporte público e da ciclofaixa (Circuito Zona Oeste e Circuito Paulista Centro). Outro diferencial do parque é o horário de funcionamento, sendo especial para os agitados moradores de Sampa.

Localização:Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo.
Telefone: (11) 5574-5177
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 0h. 

Fonte: parquedoibirapuera.com



  • Parque do Tietê
Fonte: viatrolebus.com.br
O parque que fica entre os bairros de São Miguel Paulista e o município de Guarulhos ocupa 15 milhões de m², foi inaugurado em 1982.
Possui milhares de atrativos, desde de trilhas de caminhadas, até churrasqueiras para locação e locação de pedalinhos. Além disso o parque também foi escolhido por alguns clubes de futebol para os treinos semanais, como o Corinthians e Portuguesa.
Mas como a maioria dos outros grandes parques, o do Tietê também tem sua parte cultural, com a presença do espaço do Centro de Educação Ambiental, Museu do Tietê e um Centro de Recepção de Animais Silvestres.


Localização: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart – zona Leste – São Paulo.
Horário de Funcionamento:: das 8h às 17h.

Fonte: saopaulo.sp.gov.br | Sérgio Andrade


Agora que já estamos cientes de alguns dos parques de São Paulo, que tal conhecer, curtir um bom dia ensolarado, praticar um esporte,fazer um piquenique com a família e amigos, e esquecer essa coisa de que São Paulo é só trânsito e poluição. 

I LOVE SAMPA !

Depois me contem como foi conhecer esses lugares de São Paulo. 
Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL