Momento fotografia: técnica de Panning.

Fonte:  Fotografia Profissional
Olá amores e amoras,

Bom, agora que já estou quase terminando o curso posso começar a falar de algumas técnicas que venho aprendendo, nem de longe eu sou uma profissional ainda, fiz um curso básico, mas o mesmo já me ensinou algumas técnicas interessantes e diferentes, como no caso da técnica de Panning, e é sobre ela que vamos falar hoje.

Fonte: Damianos Chronakis
Observem essa imagem, percebem que o objeto (carro) está totalmente focado, dando para visualizar os detalhes, enquanto toda a paisagem ao redor esta borrada, dando o sentido de velocidade ? 
Então, é exatamente isso que a técnica de panning impõe, e é uma das técnicas mais chatinhas e difíceis de realizar, mas a única coisa que ela é envolve é um pouco de configuração e dedicação vs. paciência.





Falando mais tecnicamente, panning é um efeito ótico de uma câmera fotográfica onde a velocidade do obturador esta mais lenta, o que aumenta a exposição do assunto, melhor dizendo, é o efeito de movimento da paisagem. Essa técnica é muito usada em corridas automobilísticas, atletismo, pessoas andando de bicicleta, animais em movimentos e esportes radicais, como o surf.



Para realizar essa técnica é interessante ter um tripé ou monopé, porém tem como fazer apenas usando o corpo sim, uma prova disso foram as fotos que fiz na Paulista.
Na verdade, o segredo é a velocidade do obturador baixa e você acompanhar o objeto em questão com todo o corpo (como na imagem abaixo), tirando assim várias fotos em sequência, até que alguma saia de acordo com o seu gosto. Como eu disse, é questão de prática.


Fonte: cecgodoy.pro.br

Para ser mais específica, é bom que você configure sua câmera com velocidades tipo abaixo de 1/40 (você conseguirá boas fotos com velocidades entre 1/8 e 1/60), se você subir muito a velocidade vai acabar congelando a cena, e nisso você já não terá o efeito de panning. Quanto mais você abaixar a velocidade o fundo sairá mais borrado, e vice-versa, por isso se for abaixar muito a velocidade é interessante o uso do tripé.



   Informações da fotografia: 
   ISO 100 - f/10 - 1/13s

O site Foto Dicas Brasil nos ajuda com um passo a passo, confira:

  • Selecione uma velocidade baixa do obturador de sua câmera;
  • Aponte para o objeto em movimento que quiser;
  • Mantenha certa distância para que assim consiga acompanhar o seu movimento;
  • Quando estiver próximo, acompanhe o objeto fazendo um leve movimento com toda a cintura e faça os cliques.


   Informações sobre a fotografia:
   ISO 100 - f/10 - 1/15s

Foto tirada por: Paulo César 


DICA: Sempre que quiser realizar uma técnica não desiste na primeira vez que fracassar, ser um bom fotógrafo é persistir sempre, até ter uma ótima fotografia.

Boa sorte, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário