Tolerar é suportar. Suportar é respeitar!

p-r-e-m-i-e-r-e.tumblr.com

É bastante visível a falta de tolerância e respeito que a sociedade tem hoje com os demais, chega a ser triste a forma como as pessoas tratam umas as outras, muitas vezes nos causando até certa revolta. Porém, infelizmente muitos esqueceram coisas básicas que aprendemos desdes pequenos ou talvez não saibam o significado dessas duas palavrinhas extremamente importantes em nossas vidas.

Tolerância vem do latim tolerare, no qual significa suportar. Respeitar o direito que demais seres humanos tem de agir, pensar e sentir de modo diferente do nosso.
Respeito, assim como tolerância, vem do latim respectus que simboliza um sentimento positivo, significando uma ação de consideração e apreço aos demais.

Creio que se todos praticassem o ato de tolerar e respeitar as atitudes e pensamentos dos outros, o mundo não estaria a loucura que é atualmente. As pessoas querem ser amadas, respeitadas, aceitas, mas esquecem que a base de tudo é o respeito.
Não há como continuar uma amizade se não houver o respeito entre as duas pessoas. Não há como haver um relacionamento se não respeitarmos o direito, o espaço, o modo de agir, de pensar, de ser do outro. Não há como vivermos em sociedade, de forma agradável, se não houver o respeito ao próximo. Não é preciso gostar de todo mundo, mas é necessário respeitar todo mundo!

Todos os dias quando pego o trem - ou qualquer outro transporte público -, percebo o quanto as pessoas pensam apenas em si, no seu próprio umbigo, sempre muito atrasadas, correndo, esbarrando em um, empurrando o outro, bufando, reclamando e eu me pergunto: pra quê? 
É sempre a mesma coisa, a mesma rotina estressante, mas que você mesmo planta e colhe. Você acorda, mal responde aquele bom dia alegre de alguém que te ama, já reclama do tempo ou do suco que acabou. Entra no carro ou no trem e já reclama no trânsito, da superlotação, das pessoas, reclama do horário que não passa, reclama do almoço que foi caro, reclama daquele ser humano, que na sua opinião, faz tudo errado, reclama de chegar em casa e não ter janta ou não ser aquilo que você gostaria de comer, reclama que amanhã tem que acordar cedo de novo, reclama, reclama, reclama. 
O que te leva tudo isso? O que isso agrega para o seu dia ser melhor? O que toda essa reclamação, revolta e chateação vai ajudar para solucionar todos esses problemas? Pare e reflita, você não pode consertar e fazer as coisas tudo do seu jeito.

Sei que é difícil e que para se irritar com algo basta piscar os olhos, mas precisamos começar a agir com mais calma, ter mais paciência com as coisas e principalmente como os demais. Quando algo te irritar, feche os olhos, respire fundo e aja e/ou fale como você gostaria que o outro fizesse com você. Tolere e respeite, assim como você gostaria que fizessem com você.
Eu entendo que para haver respeito também é necessário haver cooperação, vindo do outro, mas a real é que se esperarmos do próximo, nunca iremos agir do modo certo, então faça por você!


Nem todos podem tirar um curso superior. Mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa.
Alfred Montapert

Nenhum comentário:

Postar um comentário