Eu fui!: Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida - SP

Olá amores e amoras,
Há um tempo atrás eu visitei pela primeira vez o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, pois é, enquanto todo mundo conhece desde pequeno, eu fui conhecer com 18 anos, mas está valendo. O ruim é que no dia que fui estava chovendo bastante, não consegui andar na passarela, nem usar o teleférico e muito menos conhecer a cidade, acabei apenas assistindo a missa, mas amém.

O Santuário fica localizado no Vale do Paraíba, entre as duas cidades São Paulo e Rio de Janeiro, e por esse Vale corre um o rio Paraíba, que foi o local onde encontraram a imagem de Nossa Senhora, em 1717.



A construção da basílica nova começou em novembro de 1955 e a primeira pissa aconteceu em 11 de setembro de 1946, as atividades religiosas passaram a serem realizadas, definitivamente, em outubro de 1982 quando a imagem de Nossa Senhora passou a pertencer ao Santuário, já que a mesma passou de capelas em capelas.
O Papa João Paulo II consagrou e outorgou o título de Basílica Menor e maior santuário do mundo em 1980 e em 1983 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB - declarou a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.





Atualmente o Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo dos Missionários Redentoristas desde 1894 no qual são responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do país e do mundo.
Durante o mês de outubro, principalmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário é observado pelos olhos do mundo, pois todos querem acompanhar os festejos e a forte manifestação de fé do povo brasileiro, além de ficar lotado de pessoas de todos os cantos do Brasil.



Uma curiosidade é que três Papas visitaram o Santuário, sendo eles: 

  • João Paulo II no ano de 1980;
  • Papa Bento XVI, quando abriu a 5ª Conferência Episcopal Latino Americana e do Caribe em 2007;
  • Papa Francisco em 2013 na Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

Endereço Santuário Nacional: Avenida Dr. Júlio Prestes - Ponte Alta, Aparecida - SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário